A estrutura do nosso programa de Rastreio AHSD
Organizado a partir de seis dimensões principais, s formulário não é um teste de inteligência, apenas recolhe como a pessoa se percebe em seu cotidiano, e quais destas características indicam AHSD.
A identificação de AHSD é um processo complexo e multidimensional. Uma abordagem que se restringe a um único tipo de instrumento ou perspectiva é insuficiente. O Ministério da Educação (MEC) adota uma definição de AHSD que abrange potencial nas áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora e artes, além de criatividade e envolvimento na aprendizagem. Por isso, é imperativo o uso de múltiplos critérios e fontes de informação para uma visão abrangente.
A Relevância da Autoavaliação:
Nesse cenário multicritério, a autoavaliação emerge como uma ferramenta promissora e cada vez mais reconhecida. Ela oferece uma perspectiva interna e subjetiva do indivíduo, capturando dimensões qualitativas, afetivas e motivacionais que são difíceis de serem aferidas por meios puramente quantitativos.
A autoavaliação auxilia no desenvolvimento da metacognição (o "pensar sobre o próprio pensamento") e na identificação de pontos fortes e fracos. Indivíduos com AHSD frequentemente demonstram uma habilidade natural de autoavaliação e metacognição avançada, tornando seus relatos subjetivos potencialmente mais precisos e nuançados.
Categorias e Itens do Questionário de Autoavaliação:
Seção 1: Aspectos Cognitivos e Intelectuais. Inclui profundidade de pensamento e análise (ex: "Eu costumo analisar situações de maneira profunda e reflexiva"), capacidade de aprendizagem e busca por conhecimento (ex: "Tenho uma facilidade notável em aprender novas informações rapidamente"), habilidade de resolução de problemas complexos (ex: "Gosto de resolver problemas complexos e desafiantes") e memória excepcional (ex: "Tenho uma memória excepcional").
Seção 2: Aspectos Emocionais e Sensibilidade. Abrange intensidade emocional e expressão (ex: "Muitas vezes, sinto uma intensidade emocional mais pronunciada do que as pessoas ao meu redor"), empatia e conexão emocional (ex: "Tenho uma profunda empatia pelos sentimentos dos outros"), reação a críticas e padrões de excelência (ex: "Me frustra quando as coisas não estão à altura do meu padrão de excelência"), sentimento de isolamento emocional (ex: "Às vezes, me sinto isolado(a) emocionalmente, mesmo em grupos sociais") e conexão com criatividade e arte (ex: "Tenho uma forte conexão emocional com a criatividade e a expressão artística").
Seção 3: Relações Interpessoais e Engajamento Social. Detalha qualidade e profundidade das relações (ex: "Prefiro interagir com pessoas que compartilham interesses intelectuais similares"), liderança e participação em grupo (ex: "Costumo liderar ou influenciar grupos de forma natural"), independência e seletividade social (ex: "Às vezes, prefiro trabalhar independentemente devido à dificuldade em encontrar pessoas com mentalidade semelhante"), engajamento com causas sociais e justiça (ex: "Tenho um senso aguçado de justiça social") e abertura à diversidade social (ex: "Meu círculo social é diversificado, incluindo pessoas de diferentes origens e perspectivas").
Seção 4: Motivação, Inovação e Realização. Examina pensamento inovador e soluções originais (ex: "Tenho uma capacidade inata de pensar 'fora da caixa'"), busca por desafios e novas ideias (ex: "Sempre busco desafios que estimulem minha mente"), motivação intrínseca e busca por significado (ex: "A minha motivação é frequentemente impulsionada pela busca do significado pessoal"), expressão criativa (ex: "Costumo buscar atividades que me permitam expressar minha criatividade") e histórico de realizações (ex: "Tenho um histórico de realizações notáveis em minha área de interesse").
Seção 5: Adaptabilidade e Mente Aberta. Explora abertura e flexibilidade cognitiva (ex: "Consigo me adaptar rapidamente a mudanças e situações novas"), curiosidade e exploração (ex: "A minha curiosidade me leva a explorar diversas áreas de conhecimento") e calma e resolução de problemas em desafios (ex: "Em situações desafiadoras, mantenho a calma e a clareza de pensamento").
Seção 6: Percepção de Singularidade e Inadequação Social. Aborda percepção de diferença e singularidade (ex: "Em certas situações, sinto que minha forma de pensar difere significativamente da maioria das pessoas") e sentimentos de incompreensão e isolamento social (ex: "Às vezes, me sinto incompreendido(a) por colegas ou amigos devido à minha maneira única de abordar a vida").
As respostas a esses itens são tipicamente dadas em uma escala Likert, como de 1 a 5 (onde 1 significa "Discordo totalmente" e 5 significa "Concordo totalmente".
Desafios e Limitações: Apesar de seu valor, a autoavaliação não é um instrumento diagnóstico isolado e não deve substituir uma avaliação profissional abrangente. Existem desafios relacionados à validação e fidedignidade dos instrumentos, especialmente no contexto brasileiro, e potenciais vieses (culturais, socioeconômicos) ou a influência de estereótipos.
Integração Prática: A autoavaliação deve ser parte de um processo multicritério colaborativo que envolve educadores, psicólogos e famílias. O desenvolvimento explícito de habilidades de autoavaliação e metacognição em indivíduos com AHSD pode aprimorar a precisão e utilidade da autoavaliação.